125 anos da ARLS Estrela de Queluz n⁰ 68

Comentários desativados em 125 anos da ARLS Estrela de Queluz n⁰ 68

Aconteceu, no dia 13 de junho de 2024, no Templo da ARLS Estrela de Queluz, Oriente de Conselheiro Lafaiete, a comemoração do 125⁰ aniversário da Loja Maçônica Estrela de Queluz n⁰ 68. O Venerável Mestre, irmão Ronald Lucas de Almeida e os irmãos prepararam uma excelente recepção. Os trabalhos foram iniciados com uma apresentação histórica da leitura de uma ata de 1899 pelo irmão José Nicodemos da Silva, secretário da Loja. Em seguida, o irmão Alessandro de Oliveira Vasconcelos fez uma bela retrospectiva, contando passagens que fizeram a história da Loja.
A palavra foi franqueada às colunas e ao Oriente, onde vários irmãos puderam manifestar sobre o ato e entregar mimos pela comemoração. Na sequência, o Venerável Mestre abriu a cápsula do tempo em formato de uma arca e convidou os presentes, caso quisessem, a colocarem alguma lembrança. Foram depositados na capsula vários objetos e manuscritos de nossa época referentes à Loja, a qual será reaberta após 50 anos, ou seja, no ano de 2074.
O Grão-Mestre Vanderlei Geraldo de Assis esteve presente acompanhado de sua comitiva, Delegado da 15ª Delegacia, irmão Valter Cezar Prado; do Delegado Adjunto, irmão Leonardo Francisco Ferreira; Do Conselheiro, irmão Clério Antônio Ribeiro; do Grande Secretário de Educação e Cultura e Grão-Mestre Adjunto eleito, irmão Wantuil Almeida Costa. Estiveram presentes também os Deputados da Soberana Assembleia Legislativa, Irmãos: Paulo André de Oliveira e Antônio Mauricio e o Juiz do Tribunal de Justiça Maçônico, irmão Antônio Francisco Ferreira.
A Loja recebeu o título de Loja Centenária das mãos do Grão-Mestre Adjunto eleito, irmão Wantuil de Almeida Costa.
Em sua fala, o Grão-Mestre agradeceu ao Venerável Mestre, Ronald Lucas de Almeida, e a todos os irmãos envolvidos na organização, e disse que cada membro contribui para um legado de integridade, solidariedade e sabedoria, elevando não apenas a organização, mas também o espírito da fraternidade. Que essas qualidades perdurem, inspirando gerações futuras a trilharem um caminho de excelência maçônica. Ao final, parabenizou por esse notável aniversário e entregou uma placa alusiva ao ato.
Em seguida, todos desceram para o salão de festas, juntando-se aos demais convidados e cunhadas, onde foi servido um delicioso jantar.