O simples fato de termos sido escolhidos para ingressar em uma Loja Maçônica já nos diferencia dos demais homens de nossa sociedade. Mas o que será que levou os irmãos a nos escolherem para sentarmos junto a eles em sua mesa? Esta indagação deve ser motivo de muita reflexão para todos nós.
Se tivemos o privilégio de sermos escolhidos dentre tantos, certamente os irmãos viram em nós as qualidades e virtudes que um Maçom deve possuir. Somos células importantes em nossa sociedade, pois trazemos conosco a marca da Maçonaria, aquela que prima pelos princípios basilares da Fraternidade, da Igualdade e da Liberdade. E é através de nossas ações ou omissões em nossas vidas diárias que vamos nos aproximando, ou não, dos princípios de nossa Ordem. Nosso empenho diário em seguir os ensinamentos da Ordem Maçônica são o norte do Maçom. Praticar a Fraternidade e o Amparo, sempre balizado pela verdade, vai de fato nos conduzir ao caminho da verdadeira Luz.
Portanto, “dia do Maçom” é todo dia, pois se deixarmos os vícios e as paixões nos dominarem, toda a Ordem Maçônica sofrerá. Sejamos a força motriz para nossos irmãos, praticando ações exemplares junto as nossas comunidades, e assim, exaltaremos nossa Ordem e orgulhosamente poderemos ser reconhecidos como Maçons.
Wantuil de Almeida Costa
Grão Mestre Adjunto