Assinatura de Tratado entre GOMG e GOB

Data: 01/04/2019

Publicado pelo Grande Oriente de Minas Gerais - GOMG

O Grande Oriente de Minas Gerais recebeu convite do Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB) e o Anfitrião GOB-SP, através do Eminente Irmão Rui Corrêa, para participar do momento histórico da assinatura dos Tratados de Reconhecimento. Acontecido no Hotel Leques Brasil, Rua São Joaquim, 216, Bairro Liberdade – São Paulo – SP, no dia 30/03/2019 às 17h00. Participaram da assinatura dos Tratados de Reconhecimento em São Paulo, momento memorável para a Maçonaria Brasileira, o Soberano Grão Mestre José Humberto Bahia e o Grande Secretário de Relações Exteriores Miguel Simão Neto, signatários do tratado pelo Grande Oriente de Minas Gerais.
 
Esses Tratados foram aprovados na Sessão de Março na Soberana Assembleia Federal Legislativa do GOB, acontecida no dia 16/03/2019 na sede do GOB em Brasília. Nessa Sessão foram submetidas e aprovadas várias mensagens do Grão Mestre Geral, entre as quais a de número 012/2019 – Tratado de Mútuo Reconhecimento e Amizade com o Grande Oriente de Minas Gerais.
 
A Assinatura de vários Tratados com Grandes Orientes e Grandes Lojas é resultado da abertura de uma nova política de relacionamento com as potências regulares da Maçonaria Brasileira, estabelecida pelo GOB. Este processo teve início na reunião na sede do Grande Oriente do Brasil (GOB), em Brasília – DF, ocorrida em dia nove de janeiro de 2019, a convite do Soberano Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, onde as 3 Potências Regulares da Maçonaria Brasileira (GOB, COMAB e CMSB), sentaram juntas com a finalidade de tentar fortalecer as relações oficiais entre elas e para construção de uma maçonaria brasileira unida nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. É uma nova era nas relações Maçônicas no Brasil:
 
O encontro em Brasília foi, indubitavelmente, um grande passo para concretização sonho almejado por gerações de Maçons, e estreitamento das relações fraternas entre as três potências, se valendo do bom entendimento que deve prevalecer entre as relações os Maçons. Durante a reunião, os representantes do Grande Oriente do Brasil manifestaram sua intenção de reconhecer todas as Grandes Lojas estaduais e Grandes Orientes independentes, o que poderá se materializar em breve, grande e legítima aspiração dos maçons brasileiros.
Segue a relação as Potências com Tratados Aprovados:
 
1. Grande Loja de SC - CMSB
2. Grande Oriente PR - COMAB
3. Grande Oriente do RS - COMAB
4. Grande Oriente Paulista - COMAB
5. Grande Loja do MA - CMSB
6. Grande Oriente do MT - COMAB
7. Grande Oriente de SC - COMAB
8. Grande Oriente de MG - COMAB
9. Grande Oriente do RN - COMAB
 
 
 
José Humberto Bahia
Grão Mestre
 
Miguel Simão Neto
Grande Secretário de Relações Exteriores


Álbuns de Fotos