Solenidade de 78 Anos e Entrega da Comenda Athos de Vieira de Andrade

Comentários desativados em Solenidade de 78 Anos e Entrega da Comenda Athos de Vieira de Andrade

 

Nesta sexta-feira, dia 30 de setembro de 2022, na Sede Administrativa do GOMG ocorreu uma solenidade em homenagem aos 78 anos do Grande Oriente de Minas Gerais.

Como parte da solenidade, foi realizada uma homenagem ao Dia da Cunhada, data instituída pelo Grão-Mestre Vanderlei Geraldo de Assis, por intermédio do Decreto 3.781/2021. Naquela oportunidade e representando todas as cunhadas, a Srª Nilza Ribeiro Siqueira, membro atuante das ações desenvolvidas pela Fraternidade Feminina do GOMG, foi homenageada com uma placa.

 

No mês de setembro comemoramos o ducentésimo aniversário da Independência do nosso país. Foi exibido um vídeo protagonizado por Laurentino Gomes, escritor e jornalista, autor de diversas obras como: Escravidão; 1822; 1808; e 1889, onde ele explicitou como alguns Maçons foram importantes, para que nos tornássemos um país independente e para tomar as decisões resultantes do acontecimento, escrevendo assim a nossa história.

O ponto alto da solenidade foi a outorga da Medalha Athos Vieira de Andrade, instituída pela Lei 307, de 07 de junho de 2022, que criou a Comenda do Mérito Maçônico – Grão-Mestre Athos Vieira de Andrade, a maior honraria conferida a maçons e não-maçons pelo Grande Oriente de Minas Gerais. 

Foram agraciados com a Comenda os seguintes irmãos:

– Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, que foi representado pelo Irmão Maurílio Gomes de Oliveira, Secretário Geral de Administração e Patrimônio;

– Irmão Sérgio Quirino Guimarães, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais;

– Irmão João Krainski Neto, Secretário Geral da Confederação Maçônica do Brasil e Grão-Mestre de Honra do Paraná;

– Irmão Wagner Colombarolli, Soberano Grande Comendador de Honra do Supremo Conselho de Minas Gerais;

– Irmão Grégore Moreira de Moura, Grande Secretário de Relações Exteriores do GOMG; e

– Irmão Florípedes Feliciano da Silva, membro da Loja Estrela do Triângulo de Uberaba.

O Irmão Grégore Moreira de Moura, Desembargador Federal, Mestre e Doutor em Direito, grau quatorze na Maçonaria, proferiu um discurso em nome dos agraciados.

Finalizando a solenidade, o Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente de Minas Gerais, Vanderlei Geraldo de Assis, manifestou sua alegria e parabenizou todos os agraciados.